Rede Intercultural da Área Metropolitana do Porto

O Projeto REDE INTERCULTURAL DA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO tem como público-alvo Nacionais de Países Terceiros (NPT), em situação regular ou em processo de regularização. Foca a sua intervenção nos Municípios da Maia, Vila Nova de Gaia e Porto, através das componentes CLAIM Maia (Socialis), CLAIM ASI  ONLINE  (A.S.I.) , CLAIM PORTO SEIVA  e Gabinete de Apoio ao Refugiado (SEIVA).

O CLAIM Porto SEIVA tem como missão prestar informação e apoiar em todo o processo do acolhimento e integração dos migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local.

Este serviço presta apoio e informação geral em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, psicossocial, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.A Seiva dispõe ainda de um Gabinete de Apoio especializado, o Gabinete de Apoio ao Refugiado (GAR). O GAR oferece um atendimento, individual e personalizado, e procede ao diagnóstico de necessidades de cada pessoa/família, num acompanhamento próximo e humano dos NPT’S, Refugiados e/ou requerentes de Proteção Internacional no terreno, contando com o apoio e participação de voluntários.

 Além deste acompanhamento, realiza diferentes atividades/workshops, de promoção de momentos de encontro de troca de saberes, experiências, de reflexão e partilha entre os diferentes membros da comunidade.

Objetivo

  • Integração e Migração legal

Ações

  • Apoio psicossocial
  • Atendimento CLAIM
  • Ações de promoção e/ou apoio a medidas ativas de integração, garantindo medidas que contribuam para a integração de cidadãos nacionais de países terceiros que se encontrem na qualidade de refugiados ou de beneficiários de proteção internacional.
  • Sessões de Informação/ Sensibilização que visem esclarecermos e apoiar os cidadãos nacionais de países terceiros (NPT) na sua integração na sociedade de acolhimento (atividades com vista a proteger os NPT contra o racismo e a xenofobia, nomeadamente através da sensibilização para os seus direitos fundamentais e informação dos mecanismos de recurso adequados em caso de violação desses direitos.

Para mais informações, clique AQUI.

Theme: Overlay by Kaira