“A aprendizagem da língua do país de acolhimento é um requisito fundamental no processo de integração. Quando falam a língua, os imigrantes, podem mais facilmente integrar-se no mercado de trabalho, no sistema escolar ou, de uma forma geral, participar na sociedade que os acolhe.”
“Monitorizar a integração de imigrantes em Portugal: relatório estatístico decenal” / coord. Catarina Reis Oliveira, Natália Gomes. – (Imigração em Números; 1)
Mais Integração é um projeto direcionado a Nacionais de Países Terceiros, que pretendam aprender Português. Ao longo dos anos, são cada vez mais os cidadãos estrangeiros que recorrem à Seiva à procura de cursos de Português. O aumento da procura e tendo consciência de que o conhecimento da língua do país de acolhimento é essencial à plena integração dos imigrantes, pois o domínio desse idioma desempenha um papel determinante para a sua capacitação enquanto cidadãos de pleno direito e também na relação com a sua cultura e com as que os rodeiam, motivou a Instituição a encontrar respostas para a inevitabilidade de várias formas de expressão, de etnia, de cultura, de língua, de religião, entre outras, configurando-se como veículos de promoção de equidade e, ao mesmo tempo, respeitando a diversidade, contribuindo para o desenvolvimento de um modelo social mais justo e harmonioso.
Objetivos
- Dotar os participantes de conhecimentos da língua portuguesa para promover a sua inclusão social,
- Melhorar o acesso e a integração no mercado de trabalho,
- Aumentar a empregabilidade,
- Aumentar as suas competências comunicacionais,
- Facilitar o exercício da cidadania e gerar uma maior igualdade de oportunidades para todos.
Destinatários
Nacionais de Países Terceiros
Ações
Ações de Língua Portuguesa com vista à certificação; Visam dotar os participantes de conhecimentos que permitam a sua certificação (Nível A2);
Ações de Iniciação ao Português; Visam dotar os participantes de conhecimentos básicos que permitam a sua integração social e profissional;
Ações de Alfabetização; Visam dotar os participantes de competências de leitura e escrita que contribuam para a sua autonomia enquanto cidadãos imigrantes, com vista à sua integração em outras ofertas formativas.
Ações integradas de orientação cultural conjugadas com o ensino da Língua Portuguesa; Ações que visam facilitar o conhecimento e recursos a contextos locais, instituições e práticas de acesso ao mercado de trabalho, promovendo a integração social e profissional.
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